sexta-feira, 3 de agosto de 2012


Descrição sumária dos procedimentos de construção de:

Primeira questão:
Esta primeira questão sobre como surgiu à cidade de Ibitiara, seu processo histórico, surgiu exatamente por que a história desta cidade, não é bem conhecida por seus moradores, muitos destes não compreendem a sua formação e origem.Sendo assim  muito difícil introduzi-la no currículo local, e  esta correndo o risco de ser esquecida perante as gerações futuras.recorremos a um a pesquisa locam ,entrevistando moradores e reunindo matérias que estes possuíam sobre a historia da cidade, também foi analisado livros escritos sobre esta ,para a comprovação dos dados. Estudamos todo esse material para produzir um texto,procurando reunir informações com o maior numero de veracidade possível.


Segunda questão:
Como introduzir a História de Ibitiara no Currículo Local?Primeiramente a adaptação do currículo com a realidade de seus estudantes é algo defendido pelas Leis e Diretrizes e Bases da Educação nacional, porém para que esta seja introduzida é necessário que se haja fontes de pesquisa e para o analise e estudos destas. Esta pesquisa pretende reunir estas fontes e se criar um projeto para ser trabalhado diretamente em sala de aula sobre o processo histórico de Ibitiara, juntamente com suas mudanças e questões atuais. Entrevistamos professores a alunos e cidadãos da comunidade a respeito dessa temática. Consultamos as normas educacionais de cada uma desta e procuramos pensar em projetos para se trabalhar com esse tema nas escolas.
Contexto e participantes:

A cidade de Ibitiara tem 77 anos de emancipação. Possui área de 1.848 km² e um total de habitantes de 15. 508. Esta pesquisa pretende reunir fontes para a pesquisa histórica desta, para que esta seja introduzida no currículo local e que os estudantes possam compreende todo o processo de formação da sua cidade. Esta pesquisa realizada por três estudantes de Licenciatura em História  pela Universidade do Estado da Bahia, sendo que destas duas são filhas da cidade e outra de uma região próxima a esta. Em constante contado com a Secretária de Cultura da Cidade, com a Biblioteca Municipal e com os criadores e sites sobre a cidade, analisando livros sobre a história da cidade, e fazendo uma pesquisa com fontes orais, moradores mais antigos que guardam em casa valiosos documentos e objetos históricos. Reunindo todos estes dados e com o auxilio de professores que tentaram introduzir a história da cidade no contexto escolar, foi possível produzir este trabalho.

Terceira questão: Como as novas tecnologias podem ajudar na produção de registros históricos sobre Ibitiara? Sites relacionados à cidade já existem, porém ao relatar sobre sua historia , não trazem informações suficientes, sendo assim necessário uma pesquisa mais ampla sobre a cidade para o enriquecimento destes sites e a criação de fontes seguras e com informações relevantes.Então um documentário com todas as informações que reunimos, para ser postado no You tube, de forma que todos os interessados em estudar e saber sobre a História de Ibitiara,possam ter acesso a o maior numero de informações verídicas sobre a  cidade..


● Procedimentos e instrumentos de coleta de dados:

Iniciamos a nossa pesquisa entrevistando alguns escritores a cidade, um que já teve seu livro publicado Manoel Santana e a Nadir Xavier que ainda está no processo de estudo e pesquisa também, seu livro será lançado em breve e promete ser uma das obras mais completas sobre a cidade de Ibitiara. Analisando estas obras, os sites já existentes sobre a cidade, visitando a Secretaria Municipal de Cultura, com seu diretor Albino Pereira, que forneceu fontes e informações relevantes para este trabalho. Entrevistas com alguns dos moradores mais antigos, descendentes de famílias que participaram da fundação da cidade, muitos que ainda guardam objetos e documentos com grande importância histórica.
●Procedimento para organização de resultados:

 Com base nas pesquisas e as orientações dos professores, organizamos todas essas informações em textos, selecionando as mais relevantes para o objetivo deste trabalho. E o produto final será um documentário, com todas as informações, registros adquiridos ao longo deste trabalho que possam construir fontes históricas para a preservação destes resultados e para que estes estejam ao alcance de todos os que virem a se interessar pela historia da cidade de Ibitiara. E que as escolas locais possam trabalhar com a história da sua cidade com seu educandos, não mais sendo interferidas por falta de fontes. É claro que estas fontes não responderão a todas as perguntas sobre a cidade, pois muito se perdeu com o tempo. Mas nortearão aos estudantes a compreender sobre a origem da cidade e todo o seu precessod e formação.



3-Tecnológica:
 

Como usar as novas tecnologias, para se criar fontes de pesquisa sobre esta cidade, sanando sua deficiência em registros históricos?



A deficiência desses recursos sobre Ibitiara é um fator que gera questionamentos tanto entre a população quanto entidades representantes educacionais ou culturais. As novas tecnologias podem ser de fundamental importância para estes questionamentos. Atualmente a Secretaria de Cultura e alguns pesquisadores vêm tentando sanar esta deficiência, encontrando muitas barreiras em seu caminho. 

Um desses meios são sites que retratam a historia e cultura local como, por exemplo, o www.ibitiara.xpg.com.br/ e o www.ibitiara.com que são portais de notícias e de eventos culturais da cidade criados por seus próprios moradores para introduzir a cidade ás novas tendências. Estes podem ser ainda possuem poucas informações sobre a cidade, mas com pesquisas embasadas podem ser ampliados e se tornando grandes fontes de consultas. Existe também um espaço para artigos produzidos por moradores e pessoas que acessam os sites, o que o torna ainda mais atraente e enriquecedor no ponto de vista cultural. Vídeos podem ser postados, com entrevistas com pessoas que conhecem muito bem a historia de Ibitiara, uma das suas maiores riquezas e a cultura que é passada oralmente entre as pessoas, é inegável o saber que seus filhos carregam com o tempo, muita coisa se perdeu porém a memória de seus filhos ainda enriquece o conhecimento de muitos.

2)Pedagógica:Como introduzir no currículo local, a história de Ibitiara para que esta seja estudada e compreendida pelos estudantes?



As escolas da cidade de Ibitiara seguem como base para a matriz curricular os Pcn’s e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de cada área e de cada seguimento - serie. Porém estas possuem autônima para a adequação de conteúdos referentes à realidade regional de seus estudantes.
O nascimento desta está relacionado com a atuação dos portugueses aqui no Brasil, seu processo de colonização e exploração de riquezas. Independente das fontes históricas serem restritas, e muitas fontes terem se perdido com o passar do tempo, esta deve ser pesquisada, analisada e acrescentada no currículo das escolas locais, para que esta seja conhecida pelas gerações futuras e compreendida pelas presentes. Afinal, se existe povo, existe historia. Porém, já foi realizado, relacionado ao contexto histórico da cidade, pesquisas sobre objetos antigos, os primeiros casarões, estes que infelizmente não foram preservados, dificultando assim a preservação de monumentos históricos da cidade.
Todos estes trabalhos de pesquisa e produção de fontes sobre a história local seriam ainda mais ampliados se esta fosse introduzida no currículo local, com projetos onde os fossem abordados desde a chegada dos desbravadores portugueses este local, seus interesses e atuação na área, como o processo de emancipação da cidade, a questão da deficiência de registros históricos, por que até esta deve estar ligada ao processo de construção da cidade.

1)História:Como se deu a emancipação da cidade de Ibitiara?Qual o processo histórico na formação desta cidade?







  A História de Ibitiara teve inicio na parte final do século XVIII, naquela época desbravadores portugueses chegaram pela primeira vez na região em busca de ouro. Com isso, outras expedições começaram a afluir com o mesmo objetivo. Entretanto esses aventureiros, tendo conhecimento das riquezas naturais da região, estes começaram a se fixar formando uma pequena povoação denominada Remédios, dados encontrados no livro História de Mocambo, de José Manoel Santana. O nome Ibitiara é de origem indígena IBI: Terra TIARA: Ouro, sendo assim “Terra do Ouro.” São os dados encontrados nos documentos arquivados na Secretaria da Cultura desde município e nos sites criados para relatar a história desta. Boa parte do que se sabe da historia desta cidade são de fonte particulares, famílias que registraram e guardam registros, documentos e objetos que carregam consigo um valor histórico importantíssimo para IBITIARA.





Por :Elena Carvalho

Delimitação do tema e da pesquisa histórica:


A História de Ibitiara: processo histórico.


PROBLEMA:  
Produzir fontes de pesquisa para facilitar o acesso destas informações a população e pesquisadores, para que a história dessa cidade possa ser estudada e passada de geração em geração, sanando da deficiência em registros históricos.
OBJETIVO GERAL:

Reunir o máximo de material possível e produzir fontes de pesquisa para facilitar o acesso destas informações a população e pesquisadores.

Objetivos específicos:

 *Compreender o processo de formação e emancipação da cidade;
*Produzir fontes de registros históricos da mesma;
*Produzir registros históricos que informem a população sobre sua historia;
*Conscientizar os estudantes da importância de se estudar a historia local, e da produção e registros sobre esta;








Aconteceram, no continente americano, dois tipos de colonização.


A América foi descoberta pelos europeus, após esse acontecimento diversos países do velho continente se dirigiram para a nova terra. O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.
Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.
Diante das considerações apresentadas, fica claro que o fator determinante para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos está ligado a fatos históricos. A forma de ocupação é raiz das condições atuais dos países do continente.














Cronologia da História da América

1492 - Cristóvão Colombo descobre a América a 12 de outubro.
1500 - Pedro Álvares Cabral descobre o Brasil a 22 de abril.
1501 - Busca da passagem pelo Nordeste por Corte Real.
1519 - Conquista do México, realizada por Hernán Cortez.
1531-1532 - Conquista do Peru, realizada por Francisco Pizarro.
1535 - Pizarro funda a cidade de Lima | Conquista do Chile, por Almagro.
1536 - Fundação da cidade de Buenos Aires por Mendonça | Aiolas funda Assunção.
1538 - Quesada funda Santa Fé de Bogotá.
1540 - Descida do Amazonas, por Orellana.
1541 - Valdívia funda a cidade de Santiago do Chile.
1563 - Chegada dos primeiros 300 escravos negros às colônias britânicas da América do Norte.
1567 - Fundação da cidade de Caracas.
1584 - Organização das reduções de indígenas realizada pelos jesuítas.
1604 - Franceses fundam Port-Royal (atual Anápolis, Estados Unidos).
1608 - Champlain funda Quebec.
1609 - Holandeses fundam a cidade de Nova Amsterdam (atual Nova York, Estados Unidos).
1649 - Liberdade de crença religiosa na colônia católica de Mayland.
1697 - Finda a primeira guerra colonial entre a França e a Inglaterra.
1726 - É fundada a cidade de Montevidéu.
1744 - França e Inglaterra travam a segunda guerra colonial.
1759 - Invasão do Canadá pelos ingleses.
1763 - França perde o domínio do Canadá.
1776 - Os Estados Unidos se declaram nação independente.
1780 - Tupac-Amuru lidera a revolta inca contra o domínio espanhol.
1789 - George Washington é o chefe de estado dos Estados Unidos da América.
1799 - Morte de George Washington.
1803 - O território do atual estado de Louisiana é comprado dos franceses pelos americanos.
1806 - Buenos Aires é atacada pelos ingleses.
1807 - Tomada de Montevidéu pelos ingleses, e novo ataque a Buenos Aires.
1810 - Paraguai declara-se independente. | Bolívar lidera revolta na Venezuela e é derrotado. | Hidalgo lidera a primeira tentativa de emancipação mexicana.
1812 - Bolívar é novamente derrotado.
1814 - Revolução vitoriosa na Venezuela, com Bolívar assumindo poderes ditatoriais | Revolução vitoriosa no Uruguai.
1815 - Morelos lidera a segunda tentativa de emancipação do México.
1816 - Mina lidera a terceira tentativa de emancipação do México.
1818 - Libertação do Chile pelo General argentino San Martin.
1820 - O general espanhol Iturbide passa para o lado dos revoltosos mexicanos.
1821 - O Peru alcança sua independência | O regente português D. João VI conquista a Banda Oriental (Uruguai) e a anexa ao Brasil.
1822 - Iturbide lidera a revolta vitoriosa e torna-se Imperador, sob o nome de Agostinho I | Bolívar liberta o Equador.
1823 - Abdicação de Agostinho I | Doutrina Monroe nos Estados Unidos | Separação das Províncias Unidas da América Central do México.
1824 - Vitória do General Sucre na Batalha de Ayacucho, acarretando na libertação definitiva do Peru | Iturbide, após viagem à Itália, volta ao México, onde é preso e fuzilado.
1825 - Independência do Alto Peru (Bolívia) | Revolta da Banda Oriental, que tende a separar-se do Império Brasileiro.
1828 - Uruguai alcança sua independência.
1830 - Expulsão e morte de Bolívar.
1833 - Ilhas Malvinas (Falklands) ocupadas pela Inglaterra.
1834 - Argentina sob a ditadura de Rosas.
1839 - Desmembramento das Províncias da América Central em cinco repúblicas: Costa Rica, Guatemala, Honduras, São Salvador e Nicarágua.
1845 - Guerra pela posse dos territórios do Texas (Estados Unidos e México).
1848 - Através do Tratado de Guadalupe, os Estados Unidos anexam aos seus domínios os territórios do Texas, Califórnia, Arizona e Novo México, pagando uma irrisória indenização.
1851 - Brasil e Urquiza em aliança.
1852 - Ditadura de Rosas chega ao seu fim.
1861 - Guerra de Secessão nos Estados Unidos tem início.
1863 - O general francês Forey entra vitorioso na capital mexicana.
1864 - Maximiliano torna-se Imperador do México | Intervenção brasileira no Uruguai | Início da Guerra do Paraguai.
1865 - Finda a Guerra de Secessão nos Estados Unidos. Vitória do Norte. O Presidente Lincoln é assassinado.
1867 - Retirada das tropas francesas do México realizada por Napoleão III, sob as exigências dos Estados Unidos. Fuzilamento do Imperador Maximiliano, que carecia de recursos militares. Benito Juárez sobe novamente ao poder | A Rússia vende o território do Alaska aos Estados Unidos | Autonomia do Canadá em relação à Inglaterra.
1870 - A Guerra do Paraguai termina, com a vitória dos aliados (Argentina, Brasil e Uruguai).
1876 - Por causa da salitreira de Antofagasta, Chile declara guerra ao Peru e à Bolívia.
1883 - Chile sai vitorioso da guerra contra Bolívia e Peru. A Bolívia, assim, perde a faixa litorânea do Pacífico.
1885 - Inaugura-se a estrada de ferro transcontinental canadense de Halifax a Vancouver.
1888 - Presidência do México é de Porfírio Díaz.
1895 - Revolução separatistas em Cuba.
1898 - Havaí passa para os domínios dos Estados Unidos: ocupação americana em Porto Rico, Cuba, Filipinas, Guam e Marianas.
1903 - Revolta panamenha fomentada pelos Estados Unidos, que intencionava controlar o Canal de Panamá | Criação da República do Panamá
1906 - Em San Francisco, Califórnia, um dos grandes terremotos de sua história.
1914 - Canal do Panamá é inaugurado.
1917 - Entrada dos Estados Unidos na I Guerra Mundial.
1918 - Os Estados Unidos vencem a Guerra.
1930 - Eclode revolução na Argentina.
1932 - Presidência de Roosevelt nos Estados Unidos, com o New Deal e a política de boa vizinhança.
1941 - Ataque japonês a Pearl Harbour, no Havaí, e subsequente entrada dos Estados Unidos na II Guerra Mundial .
1942 - Chanceleres americanos em conferência no Rio de Janeiro.
1945 - Vitória americana e aliada na II Guerra Mundial .






fonte e leituras recomendadas: